fbpx

Sobrevivendo à crise: confira 4 dicas para empreendedores

dicas empreendedores criseNo Brasil, empreender sempre foi um desafio. Diversos fatores, como impostos e excesso de burocracia, sempre dificultaram a vida dos empresários. Porém, quando os empreendedores se veem no meio de uma crise, a situação pode piorar drasticamente.

Por isso, separamos algumas dicas para empreendedores no momento da crise.

Atualmente, o mundo vive a pandemia do Coronavirus, vírus que já está presente em praticamente todo o planeta e diminuindo as vendas e lucros por onde passa.

Em economia, a palavra crise significa, de acordo com definição do Dicionário Houaiss, “fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa”.

Por esse motivo, e levando em conta que uma crise pode acontecer em qualquer momento, o empreendedor deve estar preparado para gerenciá-la da melhor forma possível, visando amenizar seus prejuízos.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que os empreendedores atravessem a crise de forma menos dificultosa.

Confira as dicas para empreendedores na crise

1 – Comércio online

Em um momento em que o contato físico deve ser evitado e a tendência é que as pessoas permaneçam no isolamento, investir nas vendas pela internet é uma das melhores formas de não perder tanto os lucros.

Ao incentivar seus clientes a fazerem suas compras online, você evita que a queda nas vendas seja tão grande, pois o público se sentirá mais seguro ao realizar suas compras sem sair de casa.

Vale a pena investir na internet!

2 – Mídias sociais

Investir nas redes sociais também pode ser primordial para os empreendedores durante uma crise.

Assim como comprar online, permanecer nas redes sociais é uma tendência durante esse período. Por isso, aproveite para marcar presença e não ser esquecido pelo seu público-alvo!

3 – Delivery

Outra dica importante para que os empreendedores sobrevivam à crise, é trabalhar com entrega de produtos.

Mais uma vez, o seu cliente ficará bem mais satisfeito ao receber seu produto diretamente na residência, sem precisar correr riscos.

4 – Análise dos custos

Nesse momento, é primordial avaliar todos os custos da empresa para descobrir quais realmente são essenciais.

Com a tendência na queda do faturamento, é importante que os gastos também sejam contidos. Por esse motivo, avaliar quais são as prioridades para a empresa continuar com seu funcionamento normal é de suma importância.

Dica bônus para empreendedores em crise

Tão importante quanto às demais, entender que a crise é um momento que faz parte da vida de uma empresa é fundamental para que esse momento seja atravessado com mais tranquilidade.

Lembrar que a crise é uma oportunidade de inovar, se doar mais ao trabalho e pensar em soluções mais eficazes, fará com que o foco saia das dificuldades e muitos frutos dessa inovação sejam colhidos no futuro.

Seguindo essas dicas, atravessar uma crise se tornará muito mais leve.

Lembre-se sempre que tão fundamental quanto todas essas atitudes, registrar a marca também é de extrema importância para o sucesso do negócio, trazendo diversos benefícios.

A Direção Marcas e Patentes está no mercado há 20 anos ajudando a tornar sonhos em realidade, contribuindo com o sucesso de milhares de empresas em todo o país.

Preencha nosso formulário e receba o contato de um especialista o mais breve possível.