fbpx

Como saber se uma marca já é registrada?

como saber se a marca é registrada

A marca é o principal bem de uma empresa. Em muitos casos, ela torna-se mais valiosa que seus produtos e serviços ofertados. É o caso de marcas como a Apple, a Coca-Cola, entre outras muito conhecidas.

Por esse motivo, e para evitar nomes duplicados e confusão entre os consumidores, é sempre importante fazer uma pesquisa da marca.

Mas como fazer essa pesquisa?

Vamos explicar qual o passo a passo para descobrir se uma marca possui registro ou não.

Como saber se a marca já é registrada?

Existem várias formas de descobrir se uma marca já existe e se já possui registro.

Pesquisa no Google

Antes de tudo, você pode fazer uma busca no Google para descobrir se já existe algo relacionado com a marca que você deseja utilizar.

Lembrando que o impedimento para usar uma marca igual ou parecida, ocorre quando se trata do mesmo segmento de atividade.

Pesquisa nas redes sociais

Além dos sites de busca, verificar se a marca existe nas redes sociais também é muito importante.

Pode ser que a marca em questão ainda não tenha site, mas que já tenha Facebook, Instagram, entre outras páginas.

Banco de dados do INPI

Após essas buscas, é necessário saber se a marca pesquisada existe legalmente. Ou seja, a marca estar presente no Google ou em demais redes sociais, não significa que ela tenha o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Caso ela não esteja registrada junto ao órgão federal, teoricamente ela não tem dono, o que a deixa disponível para ser registrada por outra pessoa.

Junta comercial

Também é interessante pesquisar no site da junta comercial do seu Estado se a marca já tem registro por lá.

Vale lembrar que são registros diferentes, e que o registro na junta comercial não protege contra concorrência desleal, pirataria, cópia da marca, entre outros.

Além desses passos, você pode contar com a assessoria de uma empresa especializada, que poderá fazer a busca gratuita da sua marca, com maior precisão e certeza da sua disponibilidade.

A Direção conta com um software exclusivo que faz a busca de forma 100% segura, garantindo que a marca será inédita no mercado.

Ainda tem dúvidas de como saber se uma marca é registrada? Entre em contato conosco pelos ícones presentes aqui na página que nós iremos esclarecer!