fbpx

Coronavírus: devo esperar a pandemia passar para registrar a marca?

devo esperar a pandemia passar para registrar minha marca?

Crédito da imagem: Cottonbro, via Pexels. Uso autorizado.

Desde que foi declarada a pandemia do contágio pelo novo coronavírus, muitas pessoas e empresas têm se perguntado se é um bom momento para registrar marca no INPI. Algumas estão inseguras para começar novos negócios. Outras querem começar, mas vão esperar para fazer o registro de marca.

Mas usar uma marca sem registro é um risco – então, será que vale a pena esperar a situação se normalizar para começar o processo no INPI?

Neste artigo, vamos entender como o investimento na sua marca pode ser uma maneira de driblar o impacto do coronavírus na economia, e por que é melhor começar o mais rápido possível. Acompanhe!

O impacto da pandemia na economia

As medidas de segurança para evitar o contágio pelo COVID-19 (novo coronavírus) impactaram vários setores do mercado.

Para amenizar esse impacto, o Governo tem lançado medidas de auxílio e estudado mais possibilidades, como:

  • auxílio emergencial;
  • autorização para saque do FGTS;
  • linhas de crédito para microempresas;
  • entre outras.

Assim, muitas pessoas têm aproveitado o momento para repensarem sua vida profissional, ao mesmo tempo em que cuidam da saúde. Com o uso de ferramentas digitais, muitos negócios têm nascido sem que seja preciso sair de casa.

Mas e aí, devo esperar a pandemia passar?

É difícil dizer quando o mercado vai voltar ao normal. Mas se você for esperar isso acontecer para começar a organizar seus negócios, pode perder tempo e perder negócios.

A marca é um componente essencial do seu negócio: sem o registro, você não tem direitos sobre o nome, logotipo e a sua apresentação no mercado.

Adiar o registro é adiar a oportunidade de começar a apresentar a sua marca para o público desde já.

Com certeza, quando tudo isso passar, seus negócios serão muito melhores se a sua marca já estiver registrada e conhecida pelo seu público.

4 motivos para começar agora mesmo o registro da marca

  1. Ganhar tempo

Dar entrada no processo de registro marca agora é uma maneira de ganhar tempo: se você começa agora, quando a economia voltar ao normal é provável que a sua marca já esteja registrada.

O processo de registro no INPI é 100% digital, portanto, nada impede de que você comece agora mesmo, sem precisar sair de casa e se expor ao risco de contágio pelo vírus.

  1. Ganhar exposição na Internet

O processo de registro de marca leva alguns meses, mas logo no início dele, você já obtém um número de protocolo. Esse número significa a sua prioridade no uso da marca, e com ele você já tem segurança para divulgá-la no Instagram, Facebook, sites de vendas etc.

Com as medidas de reclusão social, há mais gente em casa, trabalhando pelo computador ou simplesmente acessando a Internet para se divertir. Esse é o momento de expor a sua marca e conquistar essa audiência. 

  1. Evitar o risco de ficar sem a marca

Momentos de crise são momentos em que muitas pessoas aproveitam para se reinventar e investir em um negócio próprio. Se alguma dessas pessoas tiver a mesma ideia de marca que você, ou simplesmente quiser copiar a sua, e registrá-la primeiro, você ficará sem a marca.

Quando finalmente estiver pronto para registrar a marca, você pode acabar descobrindo que a marca já é de outra pessoa – e assim, perderá todo o seu investimento, sua criação, e precisará criar outra marca do zero.

  1. Poder ganhar mais dinheiro

Em um momento como esse, fornecedores e consumidores pensam duas vezes antes de fazer gastos. Uma marca séria com certeza tem maiores chances de conquistar as melhores oportunidades.

Marca registrada é sinônimo de maior segurança para fazer negócios.

Com o registro, você também tem mais chance de conseguir sócios, investidores, franquear, conseguir melhores oportunidades para importação e exportação de produtos.

Agora que você já entendeu por que não deve esperar a pandemia passar para registrar sua marca, convidamos você para uma pesquisa gratuita de viabilidade da marca, no conforto de sua casa. Nossos consultores podem te atender por telefone ou whatsapp. Preencha o formulário clicando aqui.