fbpx

Registro da marca Novi, do Facebook: entenda essa novidade!

Novi Registro de MARCA

Figura 1. Crédito: Facebook

O Facebook surpreendeu muita gente com seu pedido de registro da marca Novi, aqui no Brasil, recentemente.

O pedido foi oficializado ontem (23), na Revista da Propriedade Industrial (RPI), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Novi é a nova marca da carteira de criptomoedas do Facebook, antes nomeada como Calibra, mas que precisou ser mudada posteriormente, por motivos judiciais.

Essa carteira de moedas digital serve para que as pessoas possam enviar e obter as moedas digitais da Libra (moeda da rede social).

O registro da marca Novi, do Facebook, foi solicitado aqui no Brasil ao final do mês de maio.

Registro da marca Novi

Como vimos, o Facebook iniciou o processo de registro de marca junto ao órgão federal brasileiro recentemente.

O pedido do registro da marca foi feito no formato de marca nominativa, ou seja, tendo apenas a proteção da grafia da marca. Isso garantirá que apenas o Facebook tenha a exclusividade da marca no país.

Ainda não se sabe quando a Novi começará a ser utilizada, efetivamente. Porém, o Brasil aparece como foco para o início das ações com a marca, visto que tem uma das principais bases de usuários no mundo.

Apesar disso, esse foi um passo muito importante dado pela rede social para a proteção da sua nova marca.

Violação de marca registrada

O motivo da troca da marca, de Calibra para Novi, não foi nada agradável.

Acontece que a marca Calibra, lançada em 2019 pela rede social, é praticamente idêntica à marca do aplicativo de banco móvel Current, que a utiliza desde 2016.

Por conta disso, a empresa não ficou nada contente e abriu um processo judicial contra o Facebook, para a retirada da marca.

Dessa forma, isso gerou um processo judicial ao Facebook. Além disso, o projeto já havia perdido apoiadores importantes, como PayPal, Visa, Mastercard, Ebay e Stripe, que já não haviam curtido a ideia logo no início, antes do ocorrido.

Detalhes Marca Calibra

Figura 2. Crédito: Current (Twitter)

Por conta disso, a saída que a rede social encontrou para dar continuidade com a ideia da sua carteira digital foi a criação da nova marca.

Como não violar uma marca

A lição do Facebook serve para todas as empresas que pretendem abrir um negócio e não querem ter problemas com marcas iguais ou parecidas.

Por isso, sempre antes de iniciar os investimentos, faça a busca da marca, e garanta que ela será inédita no mercado.

Dessa forma, contar com uma empresa consolidada no mercado é de extrema importância para não ter problemas no registro de uma marca.

A Direção oferece orientação consultiva para o registro de marcas, patentes, softwares e obras dos mais diversos segmentos, além de serviços administrativos e assessoria jurídica.

Então, aproveite para dar esse importante passo com o acompanhamento de profissionais especializados, garantindo atendimento personalizado, praticidade e segurança.

Para falar conosco, clique nos ícones que aparecem nas laterais da página.

 

Com informações do portal livecoins.