fbpx

Registro de marca: como as lives e videoconferências afetam as marcas

Desde que as pessoas passaram a praticar o isolamento social para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus, o número de transmissões ao vivo (lives) nas redes sociais cresceu muito.

Ferramentas de videoconferência, como o Zoom e Google Hangouts, também se tornaram alternativas para reuniões, encontros e webinars (seminários ao vivo). Mas como essas lives e videoconferências afetam as marcas?

Estas oportunidades podem trazer grandes benefícios para as marcas, se usadas de forma adequada; mas também podem trazer riscos para uma marca não registrada ou que não tem seu registro acompanhado por profissionais.

Entenda por quê!

como as lives e videoconferências afetam as marcas

Créditos da imagem: Vanilla Bear Films, via Unsplash. Uso autorizado.

Vantagens e riscos: como as lives e videoconferências afetam as marcas

Lives e webinars são excelentes oportunidades para a divulgação de uma marca. Não à toa, muitas marcas têm usado esses recursos, de diversas maneiras:

  • realizando suas próprias lives, webinars, seminários e eventos ao vivo em transmissões no Youtube, Instagram, Facebook, Linkedin e Zoom;
  • patrocinando lives de cantores ou bandas, ou webinars de eventos informativos e culturais;
  • sendo mencionadas por influenciadores digitais em suas lives.

Porém, é justamente neste momento que as marcas ficam mais sujeitas a violações e confusões com outras marcas, principalmente no Instagram.

Se a marca divulgada não tiver registro, ela está vulnerável a uma série de riscos, como:

  • risco de ter seu nome ou logotipo copiados com o fim de desvio de clientela;
  • risco de outra pessoa ou empresa entrar com o pedido de registro do seu nome e logotipo, ganhando os direitos sobre a marca;
  • entre outros.

Caso alguma dessas situações aconteça a uma marca que já é registrada, a lei traz várias alternativas para a proteção da marca, como:

  • apresentação de oposição no processo de registro de outra marca;
  • notificação extrajudicial ou judicial para parar o uso da marca;
  • ação judicial para pleitear indenização;
  • entre outras.

Marcas e influenciadores digitais: uma relação que exige cuidados

A proteção da marca começa com o registro no INPI, mas ela também abrange uma série de cuidados.

Por exemplo: se a sua marca patrocina um evento ou um influenciador, e um terceiro reproduz a sua marca indevidamente para praticar ações que possam prejudicar o patrocinado, você pode ter que responder pelos danos à imagem dele.

Da mesma forma, se sua marca se associa a um influenciador e ele pratica ações que causem danos à reputação da sua marca, você pode tomar medidas para proteção da marca.

Concorrência parasitária de marca

Outro conflito que tem acontecido bastante durante as lives é a concorrência parasitária, causada por pessoas que tentam se aproveitar da popularidade de uma marca maior.

Quando um artista ou um influenciador digital anuncia uma live, principalmente no Youtube, há pessoas que criam ou renomeiam seus canais com um nome parecido, e assim, induzem o público a erro. O espectador que deseja assistir à live do artista acaba se conectando por engano na live desta outra pessoa.

Atitudes como esta se caracterizam como concorrência desleal, uma conduta proibida pela Lei de Propriedade Industrial.

Como o registro de marca te protege nessas situações

A maioria dos problemas que abordamos nesse artigo pode ser prevenido ou solucionado quando a marca é registrada no INPI.

O registro de marca concede ao titular vários direitos, como:

  • exclusividade no uso da marca em todo o Brasil, dentro do segmento de atuação registrado;
  • proteção jurídica para defender a marca de concorrência desleal, uso indevido, entre outras ações de má fé;
  • valorização monetária da marca;
  • entre outros.

Se a sua marca ainda não é registrada, converse com um profissional especializado em Propriedade Intelectual para fazer uma pesquisa de viabilidade e providencie o registro o mais rápido possível!
Na Direção Marcas e Patentes, a pesquisa de viabilidade é gratuita. Nossa consultoria começa antes mesmo de a marca ser apresentada ao INPI, e continua durante todo o processo! Entre em contato conosco pelo telefone ou Whatsapp: 0800-728-7707.