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Como registrar um logotipo? Nós ensinamos como!

A importância da marca para um negócio é inegável. É ela quem irá identificá-lo e diferenciá-lo perante o consumidor, mantendo a lealdade da sua clientela.

Porém, para que esse logotipo esteja protegido contra a concorrência desleal, o passo mais importante é fazer o seu registro.

E como registrar um logotipo?

Nesse artigo, vamos explicar como registrar um logotipo e manter sua marca protegida.

O que é um logotipo?

O logotipo é o sinal de identificação que fará com que o público se lembre da marca, diferenciando-a entre milhares de concorrentes.

Quando o logo vem acompanhado por um texto, é dado o nome de logotipo. Um exemplo que pode ser citado é a rede de fastfood McDonald’s, que possui a logo (quando não acompanha o texto) e o logotipo (quando é acompanhado do texto.

E como registrar um logotipo?

Para entender como registrar um logotipo, é necessário entender como funciona o processo. Esse registro é solicitado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. O órgão é o responsável por realizar esse tipo de serviço no Brasil.

O registro da marca irá garantir proteção em todo território nacional e dentro do seu ramo de atuação, pelo período de dez anos, contados a partir da data de concessão.

Antes de tudo, para iniciar o processo de registro, é necessário fazer uma busca no bando de dados do INPI, para ver se a marca já existe no mercado. Existem dois tipos de buscas: busca radical e busca exata.

Busca radical: traz resultados mais refinados.

Busca exata: exibe apenas resultados idênticos à busca.

Após a busca, caso a marca esteja disponível, basta fazer o pedido de registro. Para isso, é necessário o pagamento da primeira taxa ao órgão.

Existem diversos passos que devem ser seguidos para o sucesso do registro.

Existem quatro tipos de marcas, e para que a proteção seja válida para o logotipo completo (figura e imagem), o registro deve ser solicitado na forma de marca mista.

O processo envolve várias etapas, por isso o acompanhamento de uma empresa especializada trará mais agilidade e rapidez ao processo, além de maior chance de êxito.

Ao todo, são oito etapas:

  • depósito;
  • exame formal;
  • exigências (esclarecimento ou documentos adicionais);
  • oposições (podem ser enviadas em até 60 dias);
  • exame substantivo;
  • novas exigências;
  • sobrestamento (na existência de motivo suficiente para encerrar o processo);
  • resultado: deferido ou indeferido.

Direção oferece orientação consultiva para o registro de marcas, patentes, softwares e obras dos mais diversos segmentos, além de serviços administrativos e assessoria jurídica.

Ainda tem dúvidas de como registrar um logotipo? Entre em contato: 0800 728 7707.