fbpx

Invenções brasileiras mais famosas no mundo

O Brasil é um país que possui diversas invenções famosas no mundo todo. Porém, nem sempre seus respectivos inventores levam o crédito por suas criações. Dentre as invenções brasileiras famosas está o avião, que até hoje gera algumas controvérsias entre quem são seus reais inventores: O brasileiro Alberto Santos Dumont ou os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright. Além dessa, o país conta com inúmeros outros inventos.

Ficou curioso (a)? Confira algumas dessas invenções brasileiras que são sucesso no mundo todo!

Câmbio automático

O câmbio automático tem se tornado cada vez mais a escolha do brasileiro na hora de comprar um carro. O que muitos não sabem é que a ideia nasceu aqui, criado pelo engenheiro mecânico José Braz Araripe, em 1932. A invenção foi vendida para a General Motors, que em 1938, produziu o primeiro câmbio hidramático.

Identificador de chamadas

Em 1980, o eletrotécnico Nélio José Nicolai, criou um equipamento, o Bina, que mostrava o número que estava efetuando a ligação. Rapidamente a invenção se espalhou pelo mundo. O nome Bina é a sigla com significado de B Identifica Número A.

 

Máquina de escrever

A máquina de escrever foi mais uma ideia que partiu de um padre brasileiro, João Francisco de Azevedo. O objetivo era adaptar um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel. Azevedo apresentou a ideia a um negociante que afirmou ter possíveis interessados em fabricá-la nos Estados Unidos, porém nunca mais teve notícias. Anos depois, um modelo quase idêntico foi apresentado nos EUA por Christofer Sholes, e comprado pela empresa Remington, que iniciou a produção em escala.

 

Rádio

Dentre as invenções brasileiras mais famosas no mundo, o padre católico Roberto Landell de Moura foi o pioneiro na transmissão de voz humana sem fio, em 1899, o famoso rádio. Landell requereu e conseguiu a patente, para o desenvolvimento de um equipamento para realizar transmissão de voz à distância, com ou sem o uso de fio.

 

Relógio de pulso

O relógio de pulso foi mais uma invenção de Alberto Santos Dumont, que surgiu em consequência do invento do avião. Dumont sentiu necessidade de cronometrar o tempo de forma mais prática durante seus testes de voos. Como, naquela época, os relógios eram de carregar no bolso, ele pediu a um relojoeiro que adaptasse para uma versão de pulso.

 

Urna eletrônica

Utilizada em vários países do mundo atualmente, a urna eletrônica foi inventada em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, pelo juíz Carlos Prudêncio. A ideia de inovar veio por conta da demora na contagem dos votos para o resultado das eleições.

Importância do registro de patente das invenções

Como foi visto, esses inventos foram primordiais para a sociedade em todo o mundo. Porém, nem todos tiveram o cuidado de realizar o registro de patente e garantir que a inovação não fosse copiada e remetida a outro inventor.

Apesar disso, atualmente, atestar o direito de exploração exclusiva sobre uma criação pode ser ainda mais prático. A Direção Marcas e Patentes conta com profissionais de altíssimo nível para realizar os processos do início ao fim, garantindo total segurança e sigilo.

Entre em contato agora, ligue: 0800 728 7707

Por Leila Moreti

Jornalista e redatora de conteúdo na Direção Marcas e Patentes


2 de setembro de 2019|Registro de Patente|