Registrar uma marca vai muito além de obter apenas um certificado. Existem benefícios incontáveis que seu negócio pode ter.

Além disso, se você pensa que é um gasto desnecessário, vai entender que, na realidade se trata de um grande investimento!

Nesse artigo, vamos explicar o valor que uma marca registrada poderá trazer para o seu negócio e, consequentemente, os lucros.

Qual o valor de uma marca registrada?

Antes de tudo, vamos explicar que o valor citado aqui não é somente o monetário.

Significa que uma marca registrada é muito mais valorizada no mercado, consequentemente gerando muito mais lucros para o seu negócio.

Além disso, em muitos casos, existem marcas valiosas que são mais bem cotadas que os serviços e produtos que comercializam.

A marca registrada possui proteção jurídica contra plágios, pirataria, concorrência desleal e é a única forma de comprovar que a marca é legalmente sua.

Valor monetário que uma marca gera

Para entender o valor de uma marca registrada, vamos listar os benefícios financeiros que isso pode trazer para sua empresa.

Direito de exclusividade

Como foi visto, em muitos casos, o valor da marca de uma empresa pode ir além do valor em bens materiais, por isso vale a pena investir na exclusividade, que impede que ela seja utilizada por outras concorrentes. Sendo detentor do registro de marca o titular terá exclusividade, possuindo os poderes necessários para impedir o uso.

Direito a uma concorrência leal

A concorrência leal evita prejuízos para o dono da marca. Isso porque quando uma marca é copiada, pode vir a perder inúmeros clientes, por conta da confusão entre as imagens, nomes e logotipos.

Além disso, o titular do registro poderá entrar com medidas judiciais caso isso ocorra.

Direito de impedir a exploração ou uso desautorizado

Ao registrar uma marca ou uma patente, o dono tem todo o direito de impedir o uso e exploração por terceiros.

Direito de licenciar, alienar e ceder

Com o registro da marca é possível licenciar – conceder autorização de uso, alienar – transferir para outro, e ceder – colocar à disposição para uso por terceiros.

Direito aos royalties

Royalty é a quantia paga para um proprietário de marca pelo direito de usar, reproduzir, explorar, comercializar um produto, entre outros. Ter a marca registrada garante mais esse benefício ao titular.

Direito a franquear

Atualmente, a franquia é uma opção para quem quer investir em um novo negócio, principalmente que já tenha o nome consolidado ou modelo de sucesso.

Quando se tem o registro, é possível usufruir desse sistema e permitir que os franqueados tenham direito de uso de marca, além do direito de distribuição exclusiva.

Como ter sua marca registrada

No Brasil, o sistema de obtenção de registro de marca é conhecido como atributivo do direito.

Por isso, o registro da marca junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial deve ser providenciado com a máxima urgência.

A Direção é uma consultoria especializada em processos de marcas e patentes, incluindo todas ações administrativas e judiciais que envolvem a área da Propriedade Intelectual.

Aproveite toda a expertise dos profissionais para solicitar, gratuitamente, a busca de sua marca e proteja o seu patrimônio.⠀⠀⠀⠀⠀