fbpx

Globo e SBT travam grande disputa pela marca ‘Globo de Ouro’

Com planos de promover nostalgia entre seus telespectadores, as emissoras estão tentando trazer de volta antigos programas de sucesso, em novas versões. Desta vez, inclusive, uma grande disputa travada entre a Globo e o SBT veio à tona e promete render e muito.

Isso porquê, o programa ‘Globo de Ouro’, veiculado no canal da família Marinho entre a década de 1970 e 1990, por pouco se tornou uma marca pertencente ao canal de Silvio Santos, que recorreu a um pedido de registro da marca no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Na época, a emissora havia transmitido do Golden Globes, o Globo de Ouro, premiação do cinema – transmitido entre 2006 e 2007 -, e, segundo informações do portal Notícias da TV, o processo ainda está em aberto no instituto, e um provável veredito favorável para a Globo segue sob fase de reconhecimento.

Em explicação, o Inpi alegou que, quando um usuário ou empresa faz um pedido de registro de marca, ele deve indicar quais produtos ou serviços aquela marca visa proteger, e nesta ocasião, a Globo detinha os registros do ‘Globo de Ouro’ nas classes 38 e 41, entre serviços de comunicação, publicidade, propaganda, entretenimento e produção de programas para rádio e televisão, além de manter direito sobre a marca até meados de 2025.

“O registro da Globo na classe 41 sofreu caducidade e o SBT entrou com o pedido, mas a Globo provou o uso e a marca está vigente. Com isso, os pedidos do SBT nas classes 38 e 41 deverão ser indeferidos em breve. O registro da Globo na classe 38 foi extinto em 2005 por falta de prorrogação, mas isso não altera a conclusão acima, já que as classes 38 e 41 são afins, e a manutenção do registro da Globo na 41 lhe coloca como titular da marca”, diz o SBT, em nota.

Fonte: https://www.areavip.com.br/televisao/globo-sbt-travam-disputa-marca-globo-de-ouro/