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Paraná tem 7 produtos com selo de indicação geográfica, que impede produção em outras regiões do Brasil

Fonte: www.g1.globo.com

O Melado de Capanema, produzido no sudoeste do estado, foi o último a receber o reconhecimento, em dezembro. Selo emitido pelo INPI impede reprodução de produtos típicos.

O Paraná tem sete produtos com indicação geográfica reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e protegido pelas leis de propriedade e direitos industriais. O selo impede a reprodução de produtos típicos em outras regiões do Brasil.

Os produtos paranaenses com selo de indicação geográfica são:

  • Café de Norte Pioneiro do Paraná
  • Erva-Mate de São Mateus do Sul
  • Goiaba de Carlópolis
  • Queijo da Colônia Witmarsum
  • Mel do Oeste do Paraná
  • Uvas de Marialva
  • Melado de Capanema

O Melado de Capanema, produzido no sudoeste do Paraná, foi o último a receber reconhecimento, em dezembro de 2019. A tradição vem de família e passa de geração para geração.

Os produtores garantem que o relevo, o clima e a proximidade com o Rio Iguaçu fazem com que a cana-de-açúcar seja saborosa e ideal para a produção do melado.

Nas fábricas, os empresários estão investindo na ampliação e modernização dos equipamentos. A expectativa é que o reconhecimento da indicação geográfica aumente a procura e as vendas do Melado de Capanema.

Colônia Witmarsun

Na Colônia Witmarsun, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, dois tipos de queijo ganharam o selo.

Segundo o mestre queijeiro Aldecir Isbrecht, o grande segredo para a produção do queijo está na qualidade do leite. No caso do Queijo de Witmarsun, todo o leite é produzido na própria Colônia.

“Eu sempre brinco que com um leite bom a gente consegue fazer um queijo ruim, mas com um leite ruim não se consegue fazer um queijo bom”, disse.

Goiaba de Carlópolis

Com tamanho maior e textura mais firme, a Goiaba de Carlópolis demora mais tempo para estragar depois da colheita. No campo, o cuidado é redobrado. Todas as frutas são envolvidas em um plástico para proteção contra pragas.

A agrônoma Luiza Rocha Ribeiro disse que os produtores participaram de feiras internacionais e iniciaram a exportação da fruta para vários mercados, principalmente da Europa.

“A indicação geográfica trouxe uma visibilidade não somente do mercado interno, mas também do mercado externo. Tanto que vocês estão aqui hoje, porque a goiaba ficou famosa”, brincou.

Outros produtos paranaenses ainda estão na fila para ganhar o reconhecimento da indicação geográfica. Quatro são do litoral: a Cachaça de Morretes, a Bala de Banana de Antonina e o Barreado e a Farinha de Mandioca do Litoral.