fbpx

Notícias

Reino Unido investe R$ 18 milhões para aprimorar INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) recebeu aporte de R$ 18,5 milhões do Reino Unido, com objetivo de aprimorar o sistema de concessões de patentes. O recurso faz parte do programa de Propriedade Intelectual do Fundo de Prosperidade do Governo Britânico, o Prosperity Fund, e será utilizado na realização de uma consultoria no INPI.

A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (12), no Rio, com as presenças do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan; do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério das Economia, Carlos Alexandre da Costa; e do presidente do INPI, Claudio Furtado.

Para o embaixador britânico, o acordo reforça a união histórica entre ambos os países, principalmente agora, no período pós-Brexit, quando novos acordos bilaterais de livre comércio […]

13 de fevereiro de 2020|

Dono da Centauro compra Nike no Brasil e será único distribuidor da marca

Fonte: exame.abril.com.br

Negócio custará ao grupo varejista SBF 900 milhões de reais

Centauro/Divulgação

O Grupo SBF, dono da varejista de material esportivo Centauro, comprou a operação da Nike no Brasil. Com a aquisição, a varejista se torna distribuidora exclusiva dos produtos Nike no varejo online e físico no país por um período de dez anos.

A aquisição custará ao SBF 900 milhões de reais. O valor está sujeito a ajuste, conforme o grupo informou em comunicado ao mercado financeiro. A compra da subsidiária brasileira da Nike inclui o estoque e as lojas, mas não direitos de propriedade intelectual sobre a marca.

Agora, o Grupo SBF passa a atuar como uma holding, com a Centauro e a […]

7 de fevereiro de 2020|

Globo e SBT travam grande disputa pela marca ‘Globo de Ouro’

Com planos de promover nostalgia entre seus telespectadores, as emissoras estão tentando trazer de volta antigos programas de sucesso, em novas versões. Desta vez, inclusive, uma grande disputa travada entre a Globo e o SBT veio à tona e promete render e muito.

Isso porquê, o programa ‘Globo de Ouro’, veiculado no canal da família Marinho entre a década de 1970 e 1990, por pouco se tornou uma marca pertencente ao canal de Silvio Santos, que recorreu a um pedido de registro da marca no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Na época, a emissora havia transmitido do Golden Globes, o Globo de Ouro, premiação do cinema – transmitido entre 2006 e 2007 -, e, segundo informações do portal Notícias da TV, o processo ainda está […]

4 de fevereiro de 2020|

Justiça permite que políticos façam paródias sem autorização e irrita artistas

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br/

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma decisão recente da Justiça vai fazer com que as eleições municipais deste ano soem mais familiares. Políticos, a partir de agora, estão liberados para fazer paródias com qualquer canção – mesmo sem autorização dos autores.

É o desfecho de algo que começou há seis anos, quando Roberto Carlos apareceu numa churrascaria, cantando que havia voltado, “agora pra ficar”, num comercial da Friboi. Foi um mico, já que o Rei, que não come carne, nem sequer tocou no bife à sua frente.

Mas a propaganda gerou outra controvérsia –isso porque o único que se deu bem com a peça foi Tiririca, do PL paulista. Ele fez uma paródia da música – “O Portão” – […]

9 de janeiro de 2020|

Direção faz entrega de doações em lar infantil de Curitiba

Nesta segunda-feira (16), alguns membros da equipe da Direção Marcas e Patentes realizaram a entrega de donativos para a Associação Lar CriançArteira, localizada em Curitiba.

Durante uma semana, foram arrecadados alimentos, produtos de limpeza, roupas, calçados e brinquedos, que foram destinados a 18 crianças, de 4 a 12 anos, moradoras do lar.

O objetivo da arrecadação das doações é contribuir para que as crianças tenham um Natal mais feliz.

“A ideia é não pensar apenas no lucro, mas, sim, em ter um papel social mais relevante para a sociedade, em especial para pessoas carentes”, salienta Carlos Eduardo Gomes, diretor-geral da Direção Marcas e Patentes.

Sobre o CriançArteira

O Lar CriançArteira é uma organização não governamental (ONG), fundada […]

16 de dezembro de 2019|

Governo estuda fusão do Inpi com ABDI para criação de nova agência industrial

Fonte: http://blogs.correiobraziliense.com.br/

RODOLFO COSTA

A equipe econômica está estudando a possibilidade de fundir o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A ideia é extinguir o Inpi e transformar a ABDI em Agência Brasileira de Desenvolvimento e Propriedade Industrial (ABDPI). A sugestão é propor isso por meio de uma Medida Provisória (MP), instrumento legislativo que tem força de lei e passa a vigorar a partir de sua publicação imediata, devendo, contudo, ser aprovada em um prazo de até 120 dias no Congresso Nacional. Seria, ainda, enviado projeto de lei para regulamentar “alterações pontuais” que não podem ser feitas por meio de MP.

A ABDPI incorporaria as competências do Inpi — autarquia federal vinculada ao Ministério […]

11 de dezembro de 2019|