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Registro de Marca

Uma marca pode ter dois donos! Saiba como registrar marca em mais de um nome

mesma marca dois donos

Quando criamos uma marca em parceria com outra pessoa, pode ser difícil escolher quem será o dono oficial da marca, na hora de fazer o registro. Em muitos casos, essa discussão acaba trazendo desconforto entre os parceiros de negócio.

Se os parceiros têm uma empresa e operam mediante um CNPJ, a decisão pode ser mais fácil: basta que a pessoa jurídica seja titular da marca. Até pouco tempo atrás, essa era a única solução para que duas ou mais pessoas fossem donas de uma marca.

Mas isso mudou! Agora, já é possível registrar a marca em nome de duas ou mais pessoas.

Confira tudo que você precisa saber sobre esse tipo de […]

Entenda as taxas cobradas no registro de marca

Se você já fez um orçamento para registro de marca, ou pesquisou sobre o assunto, deve ter visto sobre algumas taxas que precisa pagar para registrar a sua marca. Neste momento, é comum ficar confuso.

Afinal, muitas pessoas acreditam que basta solicitar o registro, pagar e a marca já fica registrada. Mas não é assim que acontece!

Pensando nisso, preparamos um artigo para que você compreenda exatamente como é dividido um processo de registro de marca e quais as principais taxas cobradas. Assim, você tem segurança para dar início e proteger sua marca.

Entendendo os custos para registrar marca

A primeira coisa que precisamos entender é que o registro de marca não tem uma só etapa.

O […]

Registro de loja on-line: saiba como proteger a sua

REGISTRO DE MARCA ECOMMERCE

O comércio on-line não para de crescer no Brasil. Devido aos últimos acontecimentos mundiais e a necessidade de sair o mínimo possível de casa, as compras on-line têm explodido.

Por isso, para quem resolve vender pela internet, não pode esquecer do registro de loja on-line.

Esse registro nada tem a ver com o registro de domínio do site, mas sim com a proteção contra plágios e concorrência desleal.

De acordo com levantamento feito pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, a pandemia fez as vendas on-line aumentarem 137,35% em maio.

Além disso, em abril, a participação do comércio eletrônico, no […]

Renúncia ao registro de marca: é possível fazer?

Todos os dias, milhares de novas marcas são registradas no Brasil.

Porém, assim como existem marcas surgindo, existem marcas caindo em desuso.

A Lei da Propriedade Industrial, que regulamenta esse tipo de registro aqui no país, também prevê que o titular pode abrir mão da sua marca.

Vamos entender melhor por que isso acontece!

O que é a renúncia ao registro de marca

Basicamente, renunciar uma marca é abrir mão dos direitos sobre ela.

O titular pode ter diversos motivos para não querer utilizá-la mais, dentre os mais comuns é no processo de falência da empresa ou, até mesmo, para que ela não entre em processo de caducidade.

A caducidade ocorre quando o registro é retirado pelo INPI […]

Transferência de marca: posso transferir minha marca para um terceiro?

transferência de marcas

A marca é um bem imaterial, que muitas vezes se torna mais valiosa que o próprio serviço ou produto comercializado pela empresa.

Por se tratar de um bem, ela também pode ser transferida, se o seu titular assim quiser.

Mas como funciona a transferência de marca?

É o que veremos no decorrer desse artigo.

Acompanhe!

O que é transferência de marca?

Como o próprio nome diz, é realizar a transferência de titularidade para um terceiro.

O órgão responsável por esse tipo de procedimento, no Brasil, é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além disso, essa transferência pode ser solicitada após a concessão do registro ou durante o processo, conforme a necessidade.

Feita a transferência, o […]

Vigilância da marca: como manter sua marca protegida

Vigilancia

Registrar a marca é o passo principal que todo empreendedor já sabe que deve dar antes de iniciar os investimentos na mesma.

Mas não acaba por aí. Após o registro, deve ser feita a vigilância da marca frequentemente.

Continue lendo o artigo e entenda o porquê!

Diariamente, uma enorme quantidade de marcas e produtos surgem no Brasil, o que aumenta os riscos de cópias e concorrência desleal entre as marcas.

Por isso, o mais sensato antes de todos os gastos iniciais, deve ser a realização da busca da marca, para saber se ela já existe no mercado e se é passível de registro junto ao órgão federal.

Após constatada a disponibilidade, o sinal está […]

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