Registro de Marca

Conheça as classes disponíveis para Registro de Marcas

Registrar uma marca é essencial para assegurar a exclusividade do uso de seu patrimônio, mas, o que muitos empreendedores não sabem é que este processo precisa ser realizado de forma criteriosa para realmente garantir todas as vantagens do registro. Neste artigo, você irá conferir mais informações a respeito de uma etapa muito importante que é a definição das categorias ou classes. Veja a seguir!

O que são classes ou categorias para registro?

Para solicitar o registro de uma marca, além do nome, é necessário indicar os produtos ou serviços que uma determinada empresa oferece. Os objetivos são, dentre outros, resguardar todos os direitos adquiridos por empreendedores(as) que já tiveram suas concessões e evitar, assim, que outra marca seja registrada no mesmo segmento […]

Confira as dicas da Direção Marcas e Patentes para a criação da sua marca

A marca é a identidade da empresa e deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. É, portanto, o resultado da missão, visão e posicionamento de uma companhia que, quando bem explorados, impactam positivamente os clientes. Isso porque a criação da marca é uma oportunidade de estabelecer ou estreitar o vínculo com pessoas que compartilham dos mesmos valores.

No entanto, o processo de criação de uma marca costuma ser bastante trabalhoso e gera inúmeras dúvidas. Porém, com alguns cuidados, é possível obter resultados incríveis. Neste post, a Direção Marcas e Patentes compartilha com você dicas essenciais para realizar essa etapa de maneira satisfatória e de forma que realmente reflita a personalidade do seu negócio. Acompanhe!

Entenda os conceitos: logotipo, […]

Como escolher um bom nome para o meu negócio?

Escolher o nome de um negócio é, de longe, uma das tarefas mais importantes e difíceis no processo de lançamento de uma empresa, afinal, neste momento, é comum surgirem inúmeras ideias que não representam bem a imagem que se deseja transmitir. Em casos ainda piores, os empreendedores chegam a sugestões excelentes, mas, por infelicidade, já foram aplicadas por outras empresas e se faz necessário reiniciar todo o ciclo.

No entanto, por mais complexo que seja, vale a pena investir tempo e criatividade para escolher um bom nome para o seu negócio. Acompanhe as dicas da Direção Marcas e Patentes e descubra como encontrar o nome ideal!

Dica 01 | Resgate a missão e visão do seu negócio

A primeira dica é compreender com […]

Busca de Anterioridade – Registro de Marcas

Atualmente o Brasil consta com mais de 9 milhões de empresas nos mais diversos segmentos do mercado. Todas estas empresas estão constantemente criando produtos e serviços e atribuindo a estes produtos e serviços uma MARCA e um dos resultados de todo este empreendedorismo é a geração de patrimônio.

Como todo bem esta patrimônio precisa ser protegido e neste sentido a Direção Marcas e Patentes está pronta para lhe atender realizando o registro de marcas no Brasil e no Exterior.

Recomendamos que os cuidados com a marca se iniciem antes do pedido de registro, ou seja, durante o processo de criação para que desta forma possa ter um planejamento preciso de suas ações e estratégias. Obviamente que […]

Como registrar uma marca?

Ao contrário do que muitos imaginam, as Juntas Comerciais e os Cartórios de Registros, não protegem ou garantem a exclusividade da marca das empresas, apenas formalizam legal e juridicamente as suas constituições. Desta forma, o registro de marca é um procedimento indispensável para garantir a propriedade e os direitos de sua empresa.

O registro de uma marca é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o pedido deve ser realizado conforme diversos critérios técnicos e conceituais exigidos para tanto. Por este motivo nossa equipe altamente qualificada está preparada para lhe atender.

Após a conclusão do pedido de registro de uma marca, se faz necessário o acompanhamento e verificação dos prazos legais. Para que possua o direito […]

Apple está sendo processada por nome que não usa

A Apple paga o Google pelos anúncios para não perder clientes em potencial que erram o nome do produto. Mas uma pequena empresa de Dublin, que detém a marca iWatch na Europa, está tentando fazer que esses anúncios sejam muito mais caros para o bolso da maçã.

O Probendi, um estúdio de desenvolvimento de software, abriu um procedimento urgente no dia 26 de junho em uma corte de Milão protestando pelo uso do termo pela Apple em anúncios, de acordo com o documento. “A Apple tem usado sistematicamente a palavra iWatch na ferramenta de busca do Google para direcionar consumidores a seu próprio site, divulgando o Apple Watch”, diz o documento.

Com o passar dos anos, muitas companhias, como a American Airlines, […]