fbpx

Registro de Marca

Copiaram sua marca? Faça uma oposição para não perdê-la!

copiaram sua marca oposição de marcaFazer o registro de marca já é de conhecimento da maioria dos empreendedores para protegê-la da concorrência e de cópias desautorizadas.

Todo o investimento e tempo utilizado em sua criação é em vão, caso esse não seja o primeiro passo.

Digamos que você, empreendedor, fez o devido registro e já tem a titularidade garantida.

Mesmo assim, durante o monitoramento, você descobriu que copiaram sua marca e estão tentando realizar o registro junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Nesse caso, não é necessário desespero.

Confira nesse artigo quais as formas de recorrer.

Descobriu que copiaram sua marca? Apresente uma oposição!

Todas as marcas depositadas (solicitação de registro) são publicadas […]

Os 4 maiores riscos ao não registrar sua marca

riscos ao não registrar a marca

Ao criar um novo negócio, o empreendedor tem diversas coisas para pensar. Desde um nome criativo, um logotipo atrativo, estratégias para atrair clientes, qualidade do serviço/produtos, dentre outros.

Durante esse processo, nem sempre o registro da sua marca está nas prioridades.

Acontece que existem diversos riscos ao não registrar a marca.

Por isso, é muito prudente que isso esteja entre as primeiras atividades do check list.

Nesse artigo, separamos os 4 maiores riscos ao não registrar a sua marca!

E quais são os riscos ao não registrar a marca?

  • Prejuízos financeiros

Naturalmente, ao criar uma marca, muitos são os investimentos financeiros. É necessário ter uma identidade visual, site, materiais gráficos, […]

Quais os riscos de eu perder meu registro de marca?

perder registro de marcaO registro de marca, expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, tem prazo de validade de 10 anos.

Essa validade pode ser renovada por iguais períodos, sucessivamente.

Apesar disso, existem alguns riscos que podem fazer o titular perder o registro de marca.

Neste artigo, separamos os motivos que podem levar à perda do título.

Confira!

Riscos de perder o registro de marca

Conforme a Lei nº 9.279/1966, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, existem alguns motivos que podem levar à extinção do registro:

I – pela expiração do prazo de vigência;

II – pela renúncia, que poderá ser total ou parcial em relação aos produtos ou serviços assinalados pela marca;

III […]

Existe prazo de validade do registro de marca?

O registro de marca é o título concedido pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial que assegura que o titular terá a proteção da sua marca durante um determinado período de tempo.

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, nº 9279/96, art. 129, a “propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, sendo assegurado ao titular a exclusividade do uso do sinal registrado em todo o território nacional.”

Mas a dúvida é: por quanto tempo vale esse título?

Continue lendo este artigo e descubra!

validade registro de marca

Qual o prazo de validade do registro de marca?

No Brasil, o prazo de validade do registro de marca é 10 anos, a partir da publicação de […]

Como patentear uma ideia? Tire todas as suas dúvidas

De repente, aquela ideia brilhante sai do papel. Mas, e aí, preciso patentear?

patentear ideia

Com a velocidade que as informações são repassadas, atualmente, fica muito fácil de uma ideia ser copiada.

Acontece que, aqui no Brasil, não é possível patentear uma ideia.

Partindo do princípio que uma ideia é apenas um pensamento, a propriedade intelectual não a protege, visto que a considera de livre circulação.

Apesar de não ser permitido patentear uma ideia, existem várias outras formas de proteger um invento, marca ou obra intelectual.

Continue lendo este artigo e entenda melhor.

O que eu posso patentear?

Resumidamente, você pode:

1 – Patentear uma criação;

2 – Registrar uma marca;

3 – Registrar uma obra intelectual.

Vamos entender como funciona para […]

Publicidade comparativa: os cuidados com a concorrência

publicidade comparativa concorrência

A publicidade sempre fez muito sucesso entre os brasileiros, principalmente quando transmitida na televisão. Ela é uma forma de comunicação que utiliza a criatividade para atrair o consumidor com a esperança de venda de bens ou serviços.

Muito explorada nos Estados Unidos, a publicidade comparativa tem como objetivo mostrar ao consumidor que o produto anunciado é melhor que o da concorrência, e por isso é a escolha certa a ser feita.

No Brasil, a publicidade comparativa não tem tanto espaço e já causou muita polêmica entre empresas que foram parar na justiça.

Apesar de ser permitida, este tipo de publicidade deve seguir à risca alguns princípios para não desrespeitar o Código de […]