Registro de Patente

Como Registrar uma Patente

O registro da patente refere-se a concessão ou privilégio concedida pelo INPI, para a exploração exclusiva e o reconhecimento público do direito de propriedade sobre um produto original ou um produto funcionalmente melhorado, passível de utilização ou aproveitamento em escala industrial, em outras palavras é a proteção de uma tecnologia originária ou derivada, legalmente concedida.

PATENTE DE PRIVILÉGIO DE INVENÇÃO

É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
Trata-se da proteção a uma invenção: um objeto novo, dentro de sua área de atuação que ainda não exista no mercado.
Este título reconhece o direito ao inventor assegurando-lhe a propriedade e o uso exclusivo da invenção, pelo prazo de 20 anos contados da data de depósito.

PATENTE DE MODELO […]

Tipos de patentes

A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção, outorgado pelo Estado aos inventores com o objetivo de proteger sua criação.

A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que concorrentes copiem e vendam esse produto, praticando um preço mais baixo, uma vez que não foram onerados com os custos da pesquisa e do desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a produção se tornem um investimento rentável.

PATENTE DE INVENÇÃO (PI)

É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Trata-se da proteção […]

Revelada patente da Motorola para um possível novo smartwatch MOTOACTV II.

A ordem atual do mercado é que as grandes empresas do ramo de smartphone invistam no segmento de smartwatches, os ditos relógios inteligentes. A Motorola que já possui experiência nesse ramo de aparelhos, registrou uma patente que deverá servir de tecnologia para a próxima geração de relógios inteligentes da empresa que hoje pertence à Google.A Motorola deu entrada em fevereiro de 2012 no United States Patent Trademark Office (USPTO), o órgão de patentes dos EUA, de uma tecnologia de detecção de olhar, gestos e controles touchscreen para um dispositivo com características de relógio e com duas telas, mas que só agora […]

Empresa de patentes Eolas perde disputa para Google e Amazon.

 

Tablet acessa o site do Google: com as patentes consideradas inválidas, a decisão original declarou que Google, Amazon e J.C. Penney não infringiram a lei

Washington – Um tribunal de apelações dos Estados Unidos emitiu nesta segunda-feira uma sentença a favor do Google, Amazon e J.C. Penney apoiando uma decisão judicial anterior que determinava que grandes porções de duas patentes reclamadas pela Eolas Technologies eram inválidas.

A corte em Washington apoiou seus comentários numa decisão judicial de um tribunal federal no Texas, que declarou inválidas as reclamações em cada uma das duas principais patentes da Eolas, baseadas no Texas.

A Eolas disse em sua reclamação em 2009 que suas […]

Boston University processa Apple, Samsung e Amazon por violação de patente.

Boston University processa Apple, Samsung e Amazon por violação de patente

(Fonte da imagem: New England Magazine)

 A Boston University (BU) foi à Justiça contra três das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Apple, a Amazon e a Samsung. Segundo a instituição, as três companhias violaram uma patente de um semicondutor que pertence a um de seus professores cujo direito foi conferido a […]

Patente de comemoração pode render R$ 33 milhões por ano a Bale.

A famosa comemoração do “coraçãozinho” pode render um bom dinheiro a Gareth Bale. Conhecido por fazer esse gesto após seus gols, o galês, que fez um pedido de patenteação do aceno, pode lucrar 11,7 milhões de euros por ano (R$ 33 milhões).

As informações são do jornal inglês The Sun que, inclusive, já confirmou que a patente foi concebida ao atacante. Ainda de acordo com a publicação, o Real Madrid, que deve contratar Bale para a próxima temporada, petende usar esta comemoração como parte do marketing pessoal do atleta.

O símbolo do coração seria utilizado em diversos produtos do clube como camisas, gorros, meias, sapatos e mochilas e alavancaria o lucro do atleta, que hoje, recebe […]