Registro de Software

Como registrar um software

Todos programas de computadores desenvolvidos devem ser registradas junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O registro é uma forma de valorizar o trabalho intelectual dos criadores e a execução do programa. Através do registro junto ao INPI o produto poderá ser comercializado (relação de compra e venda) e para que haja o controle do produto no mercado, além de evitar cópias, as quais podem acabar desvalorizando o sistema.

Toda empresa ou pessoa que desejar proteger sua obra, passará por um processo legal que avaliará a possibilidade de garantir os direitos autorais ou não. Se aprovado, o prazo de validade estipulado para o direito autoral é de 50 anos.

O programa recebe proteção internacional, diferente dos registros de marcas e […]

Apple pede patente para GPS social.

Apple pede patente para GPS social São Paulo, 10 (AE) – Um pedido de patente da Apple publicado pelo escritório norte-americano de propriedade intelectual sugere que a empresa pode criar um sistema de navegação por GPS baseado em dados fornecidos por usuários. O sistema descrito pela Apple inclui características semelhantes às do aplicativo Waze, como a atualização do trânsito em tempo real e alertas de radares, obras ou barreiras policiais informados pelos usuários, o que poderia ser incorporado ao programa de mapas da companhia. A Apple era uma das empresas interessadas em comprar o Waze, que foi adquirido pelo Google por US$ 1,3 bilhão.

Estadão Conteúdo.

Apple registra patente de bateria flexível.

Apple registra patente de bateria flexível

Na semana passada um pedido de patente da Apple foi publicado pelo United States Patent and Trademark. Os detalhes do pedido mostram a criação de uma bateria com formato flexível, sugerindo que a empresa está explorando soluções para produtos futuros que podem assumir formas diversificadas.
A patente, que foi apresentado em dezembro de 2011, inclui uma bateria flexível que consiste em várias células diferentes conectadas através de uma camada laminada, projetada para “permitir que a bateria seja moldada para encaixar em qualquer dispositivo, assumindo sua forma”.
Os aparelhos eletrônicos estão presentes […]

Debate sobre Licenciamento de Tecnologia na ASPI.

A Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) promove no próximo dia 13 de junho, das 18h30m às 20h30m, em sua sede (Rua Professor Ascendino Reis, 1548 – Vila Clementino), em São Paulo, a palestra “Desafios para Aquisição e Licenciamento de Tecnologia em Setores com Necessidades Específicas”, com o advogado Marcos Chucralla Moherdaui Blasi. Para inscrever-se no evento, que faz parte do 51° Ciclo de Palestras da entidade, acessar eventos@aspi.org.br ou telefones (11) 5575-4944 / 5575-4710.

Patente da Apple sugere iPad com super alto-falantes

Divulgada pelo site Patently Apple, patente mostra um tablet retangular, possivelmente mais grosso e ainda com modificações na disposição de seus alto-falantes e câmera.

São Paulo – Uma patente publicada nesta manhã pelo órgão americano responsável pelo registro destes documentos, US Patent & Trademark Office (USPTO), sugere que a Apple estaria considerando modificar o formato do iPad.

De acordo com a patente, divulgada pelo site Patently Apple, o próximo tablet poderá ser mais retangular e espesso. A ideia, especulou o site, é que o design acomode melhor os componentes internos entre a tela e a parte traseira do iPad, especialmente o novo sistema de alto-falantes que também foram exibidos na patente.

Segundo um dos […]