fbpx

Registro de Software

6 dicas para sua empresa se dar bem na Black Friday

black fridayUma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, esse ano a Black Friday acontece no dia 29 de novembro. Porém, muitos varejistas aproveitam e iniciam as promoções já no começo do mês.

De acordo com dados do site blackfriday.com.br “a previsão para 2019 é de termos mais um recorde em vendas, com um crescimento de 21% em relação a 2018, gerando um faturamento que ultrapassará a casa de R$ 3,1 bilhões de reais.”

Por conta disso, participar dessa data sazonal não é apenas uma opção, mas uma obrigação para os comércios que querem aumentar seus lucros.

Para que sua participação na Black Friday seja um sucesso, separamos algumas […]

Brasil já ultrapassa o número de 12 mil startups

startups

Cada vez mais o Brasil se destaca pela quantidade de abertura de startups – empreendimentos que se diferenciam por buscarem um negócio que seja inovador.

Até o último levantamento, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), já são 12.727, um aumento de mais de 200% desde 2015, quando ainda existiam apenas 4.151.

Ainda de acordo com a Abstartups, a maior parte das empresas estão no estado de São Paulo (3.744), Minas Gerais (1080), Rio Grande do Sul (914) e Rio de Janeiro (844).

O número pode ser muito maior, levando em consideração que estas são apenas as que estão cadastradas na base de dados da Abstartups.

Mas você sabe exatamente o que são as startups?

Confira […]

Registro de programa de computador: o que preciso saber?

registro de programa de computadorCom o avanço da tecnologia, inúmeras inovações vêm surgindo para facilitar o nosso dia a dia. Assim como marcas, fórmulas e design de produtos, os programas de computador e os aplicativos também precisam do registro.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de fazer esse registro junto ao órgão governamental para garantir a exclusividade da sua tecnologia.

O que é software?

O programa de computador se compõe por um conjunto de instruções, reconhecidas e executadas por uma máquina virtual ou um processador, capaz de proceder ou executar tarefas.

O conjunto de instruções seguem padrões específicos, que em um programa efetivo e funcional, resultam em ações desejadas. Utilizando-se do código-executável ou código-objeto um […]

Quem é o dono da invenção: empresa ou empregado?

A Lei nº 9279/96, que trata da Propriedade Industrial, garante que o inventor sempre terá direito moral sobre sua invenção, desde que seja feito o registro junto ao órgão governamental. Porém, a situação pode ser diferente quando envolve uma relação de trabalho.

Neste artigo vamos explicar como funciona nos casos entre empresa e empregado.

Confira!

Patente de invenção

Antes de tudo, vale salientar que qualquer pessoa, física ou jurídica, que criar uma nova tecnologia, seja um desenho, software, fórmula, um processo de fabricação ou um aperfeiçoamento de algo já existente, pode requerer a patente para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Esse registro, apesar de não ser obrigatório, é a única forma de garantir […]

Como registrar um software

Todos programas de computadores desenvolvidos devem ser registradas junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O registro é uma forma de valorizar o trabalho intelectual dos criadores e a execução do programa. Através do registro junto ao INPI o produto poderá ser comercializado (relação de compra e venda) e para que haja o controle do produto no mercado, além de evitar cópias, as quais podem acabar desvalorizando o sistema.

Toda empresa ou pessoa que desejar proteger sua obra, passará por um processo legal que avaliará a possibilidade de garantir os direitos autorais ou não. Se aprovado, o prazo de validade estipulado para o direito autoral é de 50 anos.

O programa recebe proteção internacional, diferente dos registros de marcas e […]

Apple pede patente para GPS social.

Apple pede patente para GPS social São Paulo, 10 (AE) – Um pedido de patente da Apple publicado pelo escritório norte-americano de propriedade intelectual sugere que a empresa pode criar um sistema de navegação por GPS baseado em dados fornecidos por usuários. O sistema descrito pela Apple inclui características semelhantes às do aplicativo Waze, como a atualização do trânsito em tempo real e alertas de radares, obras ou barreiras policiais informados pelos usuários, o que poderia ser incorporado ao programa de mapas da companhia. A Apple era uma das empresas interessadas em comprar o Waze, que foi adquirido pelo Google por US$ 1,3 bilhão.

Estadão Conteúdo.