fbpx

Registro de Software

Registro de programa de computador: o que preciso saber?

registro de programa de computadorCom o avanço da tecnologia, inúmeras inovações vêm surgindo para facilitar o nosso dia a dia. Assim como marcas, fórmulas e design de produtos, os programas de computador e os aplicativos também precisam do registro.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de fazer esse registro junto ao órgão governamental para garantir a exclusividade da sua tecnologia.

O que é software?

O programa de computador se compõe por um conjunto de instruções, reconhecidas e executadas por uma máquina virtual ou um processador, capaz de proceder ou executar tarefas.

O conjunto de instruções seguem padrões específicos, que em um programa efetivo e funcional, resultam em ações desejadas. Utilizando-se do código-executável ou código-objeto um […]

Registro de aplicativo: saiba o passo a passo para proteger!

registro de aplicativo

Você acaba de inventar um aplicativo para smartphones. Agora, mais importante do que nunca, é proteger para que não ocorram cópias e terceiros roubem a sua invenção.

Fazer o registro do aplicativo e proteger os seus direitos autorais é essencial para que não ocorram falsificações, assim como acontece com produtos, pinturas, livros, entre outros.

Acompanhe nosso artigo e entenda a importância do registro de aplicativo.

Por que fazer o registro de aplicativo?

Fazer o registro não é algo obrigatório, porém, é a forma mais eficaz de comprovar a autoria, ainda mais em casos de disputas judiciais.

No Brasil, esse registro é feito como software, visto que aplicativos não possuem proteção no país. O […]

Como patentear uma ideia? Tire todas as suas dúvidas

De repente, aquela ideia brilhante sai do papel. Mas, e aí, preciso patentear?

patentear ideia

Com a velocidade que as informações são repassadas, atualmente, fica muito fácil de uma ideia ser copiada.

Acontece que, aqui no Brasil, não é possível patentear uma ideia.

Partindo do princípio que uma ideia é apenas um pensamento, a propriedade intelectual não a protege, visto que a considera de livre circulação.

Apesar de não ser permitido patentear uma ideia, existem várias outras formas de proteger um invento, marca ou obra intelectual.

Continue lendo este artigo e entenda melhor.

O que eu posso patentear?

Resumidamente, você pode:

1 – Patentear uma criação;

2 – Registrar uma marca;

3 – Registrar uma obra intelectual.

Vamos entender como funciona para […]

Por que registrar um software? Saiba qual a importância

registrar um softwareDe forma simplificada, registrar um software serve para valorizar o trabalho intelectual dos seus criadores.

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro de software garante maior segurança jurídica ao seu detentor, caso haja demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do programa.

Neste artigo, vamos explicar melhor a importância de registrar um software para seu inventor.

Mas, antes de tudo, vamos entender melhor que é software: é um conjunto de instruções, reconhecidas e executadas por uma máquina virtual ou um processador, capaz de proceder ou executar tarefas.

Por que registrar um software?

O valor patrimonial de um programa de computador pode ser altíssimo, visto grau de importância […]

Qual a diferença entre Propriedade Industrial e Propriedade Intelectual?

propriedade industrial

Muitas pessoas acreditam que quando se fala da Propriedade Industrial e da Intelectual, está sendo falado da mesma coisa.

Porém, apesar de os termos serem parecidos, os significados não são.

Neste artigo, vamos explicar quais as diferenças entre eles.

Continue lendo!

O que é Propriedade Intelectual

De acordo com definição da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, OMPI, propriedade intelectual é “a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como […]

6 dicas para sua empresa se dar bem na Black Friday

black fridayUma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, esse ano a Black Friday acontece no dia 29 de novembro. Porém, muitos varejistas aproveitam e iniciam as promoções já no começo do mês.

De acordo com dados do site blackfriday.com.br “a previsão para 2019 é de termos mais um recorde em vendas, com um crescimento de 21% em relação a 2018, gerando um faturamento que ultrapassará a casa de R$ 3,1 bilhões de reais.”

Por conta disso, participar dessa data sazonal não é apenas uma opção, mas uma obrigação para os comércios que querem aumentar seus lucros.

Para que sua participação na Black Friday seja um sucesso, separamos algumas […]

Ir ao Topo